segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha


O Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha em 2011 está em sua IV edição. O projeto foi pensado como forma de dar visibilidade ao histórico de lutas e resistência da mulher negra na América Latina e trazer temas relacionados ao machismo, racismo, sexismo e superação de desigualdades, com recorte de gênero e raça.
O evento será realizado de 23 a 25 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Mais uma vez, dentro da Conferência do Desenvolvimento – CODE – promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea – que é parceiro, também, na publicação do livro Latinidades, produto dos seminários realizados durante o Festival Latinidades. Em 2010 a publicação deu-se em torno do tema Censo e políticas Públicas para as Mulheres Negras.
A programação 2011 prevê apresentações culturais, desfile de moda baseado nas vestimentas de santo, feira de afro-negócios, seminários e debates, sempre envolvendo profissionais negras latino-americanas e caribenhas e também africanas. O tema do festival no ano de 2011 será Mulheres Negras no Mercado de Trabalho. O evento está inserido no calendário da ONU para o Ano Internacional d@s Afrodescendentes. A homenageada do ano será a Dona Raquel Trindade, artista plástica, dançarina, coreógrafa, poetisa e mestra griô.
O festival contribui para o resgate da história da mulher negra ao tempo que promove debates e reúne diferentes profissionais negras. O desenho do Latinidades – Festival da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha é uma contribuição para estimular o espaço de reflexão, proposição e possibilidade de trabalho coletivo, visando uma sociedade mais justa, democrática e sustentável sob o ponto de vista das relações étnico-raciais e de gênero.

Nenhum comentário: