sexta-feira, 9 de março de 2012

Guia rápido para fazer bonito em jantares formais.

Achei esse guia no blog Meu Brigadeiro e achei muito interessante dividir essas informações. 
As dicas são da consultora Vanda Mazza, professora do Senac São Paulo e especialista em decoração de mesas.
Guia rápido para fazer bonito em jantares formais!






  • Faqueiro completo: Cada talher é usado numa etapa da refeição. Garfos ficam à esquerda; facas e colher de sopa, à direita. A sequência de uso é de fora para dentro. Para a sobremesa, utilize talheres à frente do prato.
  • Brinde sem erro: As taças ficam à direita e são pelo menos duas: uma para água e uma para outra bebida. Certas mesas contam com até quatro delas: a maior para água e as outras para vinhos tinto, branco e espumante. A do vinho branco é menor que do vinho tinto.
  • A questão do guardanapo: Na mesa formal, o guardanapo fica a esquerda ou, se não houver espaço, em cima do prato. Deve ser colocado sobre o colo e usado sempre antes de beber algo. É comum haver também um guardanapo de papel, para retirar o excesso de batom. ''Caso não haja, é de bom tom ir ao banheiro antes da refeição para remover o batom'', diz Vanda.
  • De quem é esse pãozinho? Se estiver no pratinho à sua esquerda , é seu. Use a faca para manteiga e outras pastas. Para cortar o pão, não precisa complicar, use as mãos.
  • Start: Quem começa a refeição é sempre o anfitrião. Se na hora H surgir alguma dúvida, a dica é tentar imitá-lo, e não a pessoa do lado.
  • Em que mãos usar o garfo e a faca? Garfo na esquerda, e faca na direita. Impossível comer com a canhota? Sem problemas. Trocar os talheres de mão é permitido. Uma dica é cortar dois ou três pedaços de carne com o garfo na esquerda e, depois, levá-los à boca com a direita. Só não vale cortar o filé inteiro de uma vez, avisa Vanda.
  • Sem cortes: Verduras e massas não pedem faca. Massas longas devem ser enroladas com o garfo. Para a salada, a regra é dobrar as folhas, transformando-as em uma trouxinha que caiba na boca.
  • E esse caroço de azeitona? Sem pânico. Retire-o com os dedos e coloque no canto do prato. No caso de espinha de peixe, a receita é a mesma: tente levá-la até o canto da boca e pegue-a com os dedos. Em caso de engasgo, não sofra em nome da etiqueta. Saia educadamente e peça ajuda!!!
Fonte: Revista Casa e Comida

Um comentário:

.lívia. disse...

nossa, q dicas ótimas! acho q ñ sou mt fina pq nunca nem penso em algo assim mais formal, kkkk
bom final d semana flor :*

www.tofucolorido.blogspot.com