terça-feira, 7 de setembro de 2010

Como dói! A importância do alongamento.

Seguinte amiguinhas,
anteontem fui numa cachoeira linda aqui nos arredores de Brasília chamada Poço Azul. Aí vão as fotinhas de ontem para vocês se sentirem mentalmente aliviados desse calor brutal que assola essa cidade e sacarem o porque desse post.




Lindo, não? Um oásis nesse tempo sequissimo, um colírio para os olhos.
Sabe aquela montanha lá atrás na primeira foto? Os percursos que levam as cachoeiras são daquele nível ou mais íngremes ainda.
Ok, não sou sedentária, mas não achava que as subidas e descidas em um terreno (muito!) irregular fossem me deixar tão quebrada!
To muito dolorida! De tomar Dorflex e gemer ao levantar e abaixar. Calcula o nível do desconforto: ombros, coxas, panturrilha e peitoral dooooemm...
A culpa foi de não ter me alongado antes da caminhada! Faço academia 3 vezes na semana e estou cheia de saber da importância do alongamento antes de qualquer atividade. Confesso que dei mancada, mas como de tudo se tira uma lição aproveito minha inércia causada pela dor para tratar um pouco mais sobre a importância e a função dos alongamentos tanto antes de atividades, quanto para manter o corpo sempre bem disposto.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos. E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores.
Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.
Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem. No site alongamentos.com vi essas dicas!

Dicas para Alongamentos

1. Se for inseguro para realizá-los procure um professor de educação física nível superior ou uma boa academia o mais perto de sua casa para obter auxilio;
2. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;
3. Alongue-se até sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios;
4. Mantenha o alongamento de 10-60 segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar);
5. Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5-10 min antes de realizá-los .Os melhores resultados ocorrem quando eles estão mais estimulados, fazendo também no resfriamento após os exercícios ;
6. Mantenha uma regularidade de 3-5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade.

Alongamentos antes e depois dos exercícios mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Então gatinhas, por que alongar?
.Porque restitui a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes próximas à esta articulação;
.Previne o encurtamento ou tensionamento excessivo de vários grupos musculares.
.Facilita o relaxamento muscular;
.Aumenta a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou do corpo todo antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;
.Reduz o risco de tendinites.

PS: Juro que aprendi a minha lição ao ficar uber dolorida e completamente inútil em pleno feriadão...
PS2: Nem tudo é sofrimento! Ontem a Vanessa (amga e colaboradora do blog) veio aqui em casa me visitar, comer o bolo que eu fiz, trocar babados e me trouxe um presentinho delícia que é o perfume Acordes Harmonia do Boticário! Adorei amiga! Obrigada!!
PS3: A amiguinha ( e colaboradora) Regis me ligou assim que a Va saiu e batemos uma papinho gostoso! Em breve você receberá uma cartinha com surpresas chegando na sua casa! heheheheh!

Um comentário:

Vanessa_ disse...

Amigaaaaa!

Tb fiz uma trilha pesadinha neste feriado! Fui pra Chapada! hehehe
A gente tem q alongar!
Beijocas!
P.s: Usei a amostra q vc me deu e já comprei o creme na farmácia!!
Mtooooo bom!