sábado, 21 de agosto de 2010

Momento Beleza Possível: "Você é linda!"

Matéria retirada da coluna Mulher 7x7 da Revista Epoca, em 20 de agosto.

Sorria... Você é linda!
Se algum dia se deparar com a frase acima estampada em algum lugar público, talvez você esteja diante de uma ação do movimento Operation Beautiful, lançado pela americana Caitlin Boyle, 26 anos. Segundo a revista Glamour, essa história começou quando, depois de anos tentando perder peso e lutar contra a depressão, Caitlin estava em um banheiro público e teve um impulso: escreveu a frase do título em um post-it e colou no espelho, em uma mensagem voltada para ela e quem mais passasse por ali. Depois, fotografou sua “obra” e postou em um blog.
A ideia desencadeou centenas de ações semelhantes – a pedido da Glamour, Caitlin escolheu algumas de suas favoritas, como a mensagem “Não seja uma cópia de outra pessoa, seja um original de você mesma” deixada em uma máquina de xerox.
Em seu site, a americana escreve que “a missão do Operation Beautiful é colocar lembretes anônimos em lugares públicos para outras mulheres acharem. O ponto é que TODAS SOMOS LINDAS. Você se basta… do jeito que você é”.
Tenho dúvidas sobre a efetividade das ações – será que vai mesmo mexer com a auto-estima de alguém ler um papel com o recado de que todo mundo é lindo? Aliás, por que depender da afirmação da beleza para se sentir bem? Homens e mulheres são iguais nessa questão? (Se são, que eles se incluam no título do post.) De qualquer forma, costuma ser agradável receber elogios. Talvez por isso a Operation Beautiful tenha dado certo. E inclusive acaba de virar livro, com “125 dos lembretes mais singulares” e “dicas para viver uma vida mais saudável e feliz!”.



Nenhum comentário: