sábado, 23 de outubro de 2010

Momento Beleza Possível: como curtir o cinema sem ferir a etiqueta!


Vi no blog da Gloria Kalil esse artigo sobre como relaxar no cinema sem perder a classe. Afinal, não é porque se está no cinema que podemos nos comportar como se estivéssemos em casa, né? E já que aqui em Brasília o clima para o 43º Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro está esquentando, aproveito o mote e divido aqui as colocações da chiquérrima e de inabalável finess, Glorinha Kalil.

"... Combine com amigos, ou com o namorado e aproveite para incrementar um pouco sua bagagem cultural, mas não deixe as boas maneiras em casa! O escurinho da sala não quer dizer o buraco negro onde todas as regras de civilidade desaparecem como personagens de filmes infantis ou de ficção científica.
O fato de estar num ambiente fechado e com pouca luz não libera a falta de educação e compostura. Para que a sessão de cinema tenha um final feliz, saiba o que pega bem e o que está proibidíssimo com as perguntas e respostas abaixo: . Pipoca: pode ou não pode?
Pode, é claro. Esse hábito norte-americano foi definitivamente incorporado às salas brasileiras. Só não vale jogar o resto e o corpo no chão na hora de ir embora. Salas de espera têm lixos para isso.
. O que fazer se a pessoa do meu lado insistir em atender o celular?
Se ela não desliga e o telefone toca a toda hora, pode ter certeza de que, no mínimo, oito fileiras de espectadores também vão reclamar até o chato ser obrigado a ir conversar fora da sala ou desligar.
. Guardar lugar pata alguém que ainda não chegou é educado?
Pode ser feito. Um lugar no máximo. O que não se faz é tentar reservar três ou quatro lugares – usando o velho truque das bolsas e casacos. Aí, é abuso...
. Se estiver acompanhado, posso fazer comentários bem baixinhos?
Pode. Metade da graça de ir com alguém no cinema é justamente poder comentar o filme com o acompanhante. Mas só com ele. Seus vizinhos não têm que aguentar sua opinião sobre filmes búlgaros ou o seu entusiasmo com os músculos do Brad Pitt.
. Gosto de tirar os sapatos durante o filme. Posso?
Depende. Se estiver seguro que os pezinhos estão limpinho e cheirosos, pode. Desde que fiquem lá embaixo, no chão, e não apoiados nos braços da cadeira da frente, justamente na altura do nariz do vizinho.
. Posso levar comida para dentro do cinema (como lanches do McDonald's, por exemplo?).
Não. Comidas trazem cheiros que não devem fazer parte de uma sala de cinema.
. Quais os pecados que alguém pode cometer dentro de uma sala de cinema?
Se portar como se estivesse sozinho em casa. Ou seja: ficar namorando sem se importar que os outros escutem seus arrulhos de amor e passar a sessão de cabeças juntinhas, dificultando a visão de quem está atrás (sobretudo se o par de pombos for alto ou cabeludo); falar alto; amassar papel; bater com os pés na poltrona da frente; espirrar no pescoço do vizinho da frente; tossir o filme todo.
. Como agir se meu filho falar demais ou chorar dentro do cinema?
Se um “fica quietinho e olhe o filme” não funcionar, leve-o embora imediatamente e vá ver o que há de errado com ele na sala de espera. Talvez ele ainda seja pequeno demais para encarar duas horas de silêncio e imobilidade."

2 comentários:

Vanessa_ disse...

Legal amiga!
ADOREI o post!
Xuxuuuu! Saudades mil!

disse...

Amiga,saudade! Vc é meu exemplo de glamour e finess! Uma lady!
Amo-te! e bjocas mil!